terça-feira, 5 de julho de 2011

Neymar atrai investimentos de marcas

Nike, Nextel, Panasonic e Baruel são empresas que buscam associar produtos à imagem do jogador

O desempenho e a visibilidade de Neymar, dentro e fora de campo, se tornaram um atrativo para as empresas que desejam associar suas marcas à imagem do jogador do Santos e da Seleção Brasileira de Futebol. Companhias como Nike, Red Bull, Panasonic, Baruel e Nextel desenvolveram estratégias de Marketing para transferir atributos da figura do atleta aos seus produtos. Lidar com uma personalidade pública, no entanto, é um risco que deve ser pensado em cada movimento realizado pelas empresas.
O apreço por Neymar é tanto, que em outubro de 2010 o jogador virou marca, a NJR, desenvolvida pela agência Life Sports Brands & Business. O projeto foi iniciado em maio do ano passado e hoje conta com um site, atraindo o interesse de empresas de setores como papelaria, vestuário e calçados para licenciamentos. Em junho, o portal foi reformulado e  a nova interface foi lançada ontem, antes do jogo entre Brasil e Venezuela pela Copa América. Ainda este ano, há planos para a abertura de um e-commerce da NJR.
É na internet que Neymar exerce mais influência. No Twitter, o jogador tem mais de 1,36 milhão de seguidores, superando personalidades como a Presidente Dilma Rousseff e o empresário Eike Batista. Visando este potencial de alcance, a Panasonic fechou patrocínio com o atleta até 2012, quando serão realizados os Jogos Olímpicos de Londres.
Panasonic quer rejuvenescer marcaEm 2010, a empresa explorou a imagem de Neymar para promover os televisores Viera e a linha de câmeras Lumix. “Em dezembro do ano passado, o impacto nas lojas era grande ao ponto de os consumidores procurarem pela ‘TV ou câmera do Neymar'. 2010 foi o nosso melhor ano de vendas de câmeras e a figura do jogador, sem dúvida, colaborou para esse resultado”, afirma Alessandro Batista, Chefe de Marketing da Panasonic no Brasil, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Um dos objetivos da Panasonic era rejuvenescer a marca. A empresa também patrocina o site do jogador e iniciou na última sexta-feira, dia 1º, uma ação com seis bonecos em tamanho natural batizados de “Neymarzinho”, que estarão em shoppings de São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus, Goiânia e Recife até o dia 23. Com a iniciativa, os consumidores podem tirar fotos e enviar para a página do Facebook da Panasonic. A cada semana, um internauta que tiver a imagem escolhida ganhará uma câmera Lumix S1.
A Panasonic também elegeu Neymar como embaixador da filosofia Eco Ideas. A companhia pretende aproveitar o apelo carismático do jogador, principalmente entre a faixa etária de 15 a 25 anos, para promover e desenvolver a consciência ecológica. Outras empresas, como a Red Bull, também procuraram o atleta para associar seus atributos a produtos como bonés e camisetas. No contrato assinado com o Santos, a companhia de bebidas se comprometeu a pagar 30% do salário do jogador.
leia mais: http://www.mundodomarketing.com.br/11,19478,neymar-atrai-investimentos-de-marcas.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário